As Unidades Básicas de Saúde vão receber, na próxima semana, 3 mil novos kits de telessaúde com notebook, teclado, televisor, webcam e outros equipamentos tecnológicos. A expectativa é que os novos equipamentos sejam distribuídos até novembro.
Segundo o Ministério da Saúde, o investimento de R$ 20 milhões, pelo Novo PAC Saúde, faz parte de uma nova etapa do programa Agora Tem Especialistas.
Em 2024, foram realizados 2,5 milhões de atendimentos por telessaúde, um aumento de 65% em relação a 2023.
Há dois anos, mais de 920 Unidades Básicas de Saúde em áreas remotas foram conectadas via satélite e outras 3 mil devem receber fibra ótica até o fim de 2025. Atualmente, 87% das unidades básicas de saúde no país utilizam prontuário eletrônico.
De acordo com o Ministério, os equipamentos devem reduzir em até 30% as filas de espera por consulta ou diagnóstico no SUS.
O Ministério da Saúde abriu ainda edital para o credenciamento de hospitais privados que desejam oferecer os serviços de telessaúde. Eles podem ser contratados pelos estados, Distrito Federal e municípios para prestação de serviços de telessaúde durante um ano.
*Com supervisão de Fabiana Sampaio
Fonte: Rádio Agência Nácional