Com a chegada do outono e a queda das temperaturas, os casos de síndromes gripais têm aumentado em diversas regiões do país, e Nioaque já sente os reflexos desse cenário. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a valia da vacinação contra a gripe e alerta sobre os riscos da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Qual é a diferença entre gripe e SRAG?
A gripe é uma infecção viral que provoca sintomas uma vez que febre, dor de cabeça, dor de gorgomilos, tosse, coriza e mal-estar. Na maioria dos casos, o quadro é ligeiro e o paciente se recupera em vivenda, com repouso, hidratação e uso de medicamentos sintomáticos.
Entretanto, em situações específicas, principalmente entre idosos, crianças e pessoas com comorbidades, a gripe pode evoluir para uma exigência mais grave: a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Nesses casos, os pulmões são afetados de forma severa, podendo ocasionar falta de ar intensa, premência de internação, ventilação mecânica e, em situações críticas, levar ao óbito.
Baixa procura pela vacina preocupa
Apesar da vacina contra a gripe estar disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Nioaque, a adesão da população ainda é considerada baixa. A campanha tem uma vez que objetivo proteger os grupos mais vulneráveis, uma vez que crianças, gestantes e idosos, mas ainda enfrenta resistência ou falta de atenção de secção da comunidade.
A secretária municipal de Saúde, Cristiane Gomes Sousa, faz um apelo à população: “A gripe não é somente um incômodo passageiro. Quando evolui para SRAG, pode simbolizar um risco real, principalmente para os nossos idosos e crianças. A secção mais difícil é ver a vacina disponível e as pessoas deixando de se proteger. Vacinar é um ato de paixão com você mesmo e com quem você governanta. Precisamos virar esse jogo juntos. A saúde de Nioaque depende da participação de todos.”
Uma vez que se proteger
Além da vacinação, outras medidas simples e eficazes ajudam a moderar a circulação dos vírus respiratórios:
Lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel;
Evitar contato com pessoas doentes;
Manter o distanciamento social ao apresentar sintomas gripais;
Procurar atendimento médico diante de sintomas persistentes ou graves.
A Prefeitura de Nioaque reforça seu compromisso com a saúde pública e lembra que a prevenção é a principal aliada da população. Em caso de sintomas gripais, procure a unidade de saúde mais próxima e siga as orientações dos profissionais.
Natividade: Escritório Brasil