Varão que carregava suposta petardo em Brasília pedia asilo, diz PM

Homem que carregava suposta bomba em Brasília pedia asilo, diz PM

Policiais militares do Região Federalista foram mobilizados na tarde desta quinta-feira (22) para apurar suposta ameaço de petardo em frente ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Lazeira, no Conjunto A, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Segundo a PM, um varão ao lado de uma mulher e duas crianças permaneceu por mais de uma hora na porta do prédio com um pacote suspeito, que se recusou a entregar ou a se alongar do lugar.

O Batalhão de Operações Especiais foi acionado e o prédio precisou ser esvaziado, porquê relata uma funcionária que trabalha no lugar e pediu para ter a identidade preservada.

“Acho que era umas 15h30 quando ouvimos um estrondo, uma explosão, parecia uma explosão, só que a gente não conseguiu identificar o que era e aí algumas pessoas começaram a percorrer embaixo do prédio. Quando fomos ver, tinha um senhor com duas crianças e uma gestante, gritando, com um livro na mão, a gente não sabe o que era. No momento que o Bope chegou, demorou uns 10, 15 minutos, eles já mandaram a gente excretar o prédio”.

Segundo o Corpo de Bombeiros, testemunhas afirmaram que o varão teria acionado umas bombinhas de “São João”, o que chamou a atenção das pessoas para a situação e gerou suspeitas sobre o pacote que ele carregava.

Em um momento de distração, o varão foi imobilizado pelos policiais militares e suspenso para esclarecimentos.

Segundo o major Raphael Broocke, porta-voz da Polícia Militar do DF, o suspeito tinha “várias demandas”, pedindo asilo em outros países e atendimento de saúde, mas apresentava falas desconexas.

Posteriormente o incidente, o Bope deu início aos protocolos para averiguar um objeto deixado pelo varão no jardim extrínseco do prédio, porquê detalha o porta-voz da PMDF.

A mulher e as crianças, aproximadamente de dois e quatro anos, foram encaminhadas para uma unidade de saúde pública.

* Com produção de Salete Sobreira


Nascente: Rádio Escritório Nácional