Vendas do varejo registram queda de 0,2% entre abril e maio

Vendas do varejo registram queda de 0,2% entre abril e maio

As vendas do comércio varejista mostraram estabilidade pelo segundo mês consecutivo, com variação negativa de 0,2% na passagem de abril para maio. Com isso, a média móvel do trimestre encerrado em maio foi de 0,1%.  

Na comparação com maio do ano passado, o volume de vendas cresceu 2,2%, e nos últimos 12 meses, a alta foi de 3%. Essas informações fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta terça-feira (08) pelo IBGE.

Segundo o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, o cenário de estabilidade do índice pode ser explicado pelos resultados de março, quando o índice atingiu o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2000.

Das oito atividades do varejo investigadas na passagem de abril para maio, houve alta em cinco delas: Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; Móveis e eletrodomésticos; Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; Tecidos, vestuário e calçados; e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo.  

A variação negativa foi registrada em: Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Livros, jornais, revistas e papelaria; e Combustíveis e lubrificantes.

No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças; Material de construção; e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas cresceu 0,3% em maio.  


Fonte: Rádio Agência Nácional