Viva Maria presta homenagem a Nièdi Guidon

Viva Maria presta homenagem a Nièdi Guidon

Viva Maria celebra o Dia Mundial do Meio Envolvente com homenagem a uma grande guardiã da natureza: a arqueológa Nièdi Guidon.

A arqueóloga Niède Guidon faleceu, nessa quarta-feira (4), aos 92 anos, vítima de um infarto.

O velório de Niède acontece no Museu do Varão Americano, em São Raimundo Nonato (PI). Já o sepultamento será realizado nesta quinta-feira (5), data que marca também os 46 anos da geração do Parque Vernáculo da Serra da Capivara — um dos maiores legados da pesquisadora.

A arqueóloga dedicou sua vida à pesquisa arqueológica e à preservação ambiental do parque. Suas descobertas nas cavernas da Serra da Capivara, mormente as pinturas rupestres milenares, revolucionaram a compreensão sobre a presença humana nas Américas. Sua atuação foi importante para que o parque fosse reconhecido uma vez que Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Além da relevância científica, Niède foi uma transformadora social. Em entrevista ao programa Viva Maria, a jornalista, escritora  e autora da biografia “Nièdi Guidon – uma arqueóloga no sertão”, Adriana Abujamra, destaca, nesta edição, não exclusivamente as descobertas da arqueóloga, mas também sua sensibilidade social. Confira no player.

 


Natividade: Rádio Sucursal Nácional